Se existe uma planta que representa o período natalino mais do que todas as outras, é sem dúvida a estrela do Natal. Esta planta nos dá flores lindas e coloridas, mas muitos de nós lutamos para mantê-la viva ao longo do tempo.

A poinsétia é uma planta encantadora que possui folhas de um vermelho profundo. Isso a torna uma planta muito popular neste período.

Para mantê-la viva por muito tempo, basta fornecer-lhe os cuidados adequados. Hoje queremos explicar que a amendoim voltará a florescer todos os anos, exuberante e colorida com estes 3 truques simples de viveiro.

Quem disse que não podemos ter plantas lindas e floridas no inverno? Embora muitas plantas passem pela fase de repouso vegetativo neste período, felizmente muitas outras nos dão flores coloridas e encantadoras.

Na verdade, embora o seu nome possa nos enganar, podemos manter a poinsétia prosperando não apenas durante as férias.

Muitos de nós tememos que, com a chegada do frio, as plantas não consigam sobreviver. Porém, devemos saber que  poucas pessoas as compram, mas estas são as 4 plantas de interior mais resistentes ao frio .

Se quisermos saber mais e descobrir todos os truques para uma estrela de Natal sempre linda, continue lendo o artigo.

A poinsétia florescerá novamente todos os anos, exuberante e colorida com estes 3 truques simples de viveiro

Em primeiro lugar, uma vez comprada ou recebida como presente, esta planta deve ser libertada do papel decorativo que a envolve. Seja de papel, tecido ou plástico, sufoca a planta, alterando sua temperatura.

Sem dúvida teremos notado que muitas lojas têm o hábito de borrifar folhas de poinsétia com glitter e strass. Embora o efeito uau seja garantido, isso pode danificar rapidamente a nossa planta, fazendo com que ela perca as folhas prematuramente.

Para evitar esse problema, limpamos as folhas e brácteas  com uma solução de água e sabão de Marselha. Limpe-os suavemente com uma bola de algodão para remover o brilho. Este método também é útil para manter as pragas afastadas.

Podar na primavera

Depois das férias, as folhas verdes cairão. Instintivamente, muitos de nós podemos decidir jogar fora a planta. Na verdade, basta colocar em prática alguns cuidados para que a estrela do Natal sempre prospere mesmo nos próximos meses. Na primavera podemos cortar os galhos nus a uma altura de 15 centímetros do solo. Para isso, não usamos uma tesoura, mas sim uma lâmina bem afiada. Desta forma, as bordas da haste não dobrarão para dentro e serão danificadas. Será muito importante proteger as mãos com um par de luvas para evitar que o látex as irrite.

Trasfega antes do verão

Em maio poderemos transferir a planta para um vaso de terracota com solo universal. Podemos movê-lo para fora em uma posição de sombra parcial e fertilizá-lo duas vezes por mês. Se a planta crescer muito, fazemos pequenos cortes periodicamente, mas o mais tardar no mês de agosto. Precisamente neste mês inicia-se a fase que antecede a floração e a poda nesta altura pode comprometer o seu crescimento.

Com os primeiros frios do outono, trazemos a planta de volta para dentro de casa proporcionando-lhe no máximo 8 horas de luz natural por dia. Com estes truques simples teremos sempre uma linda estrela de Natal de invejar.