Como cultivar orquídeas de forma fácil e original para embelezar sua casa e surpreender amigos e parentes com lindas flores em apenas alguns passos? Aqui está o segredo que está se tornando popular.  

Com um encanto intemporal, as orquídeas são fabulosas para tornar os espaços interiores imediatamente elegantes. Com cores vivas e delicadas ao mesmo tempo, as orquídeas são bastante simples de cultivar.

Depois do  pequeno truque para deixá-las mais viçosas e de salvar  as folhas amareladas , veja como ter orquídeas mais duradouras e evitar que sequem rapidamente.  

Água: fonte de vida mas também de “morte” da planta

Na maioria dos casos, o que causa a deterioração de uma orquídea é a presença excessiva ou a falta dela de água . Dar muita água à planta pode favorecer a formação de podridões nas raízes e a proliferação de bactérias que atacam a planta.

A água é um elemento muito importante para a planta, preste atenção na quantidade

Por outro lado, deixar o vegetal sem hidratação significa condená-lo primeiro à secura e depois à morte. Portanto, hoje veremos um método de cultivo cada vez mais popular e que muitos adotam por ser também esteticamente mais sugestivo do que o cultivo clássico em vasos.

Cultivo em jangada: experimente este truque fácil para ter lindas orquídeas!

O cultivo em jangada é um método que permite evitar que a planta se afogue na água. Além disso, esse tipo de cultivo deixa a orquídea mais bonita e fascinante, já que ela cresce inteiramente sobre um pedaço de casca e não precisa de vaso.

Portanto, para obter um efeito surpreendente precisamos construir uma bela “jangada” para nossa orquídea. Normalmente optamos por um pedaço de madeira de mangue, ou cortiça. A primeira dica útil é fornecer uma jangada com dimensões adequadas ao tamanho da planta. Estes materiais podem ser facilmente adquiridos em todas as lojas especializadas e jardins.

Depois de adquirida a peça, ela deve ser cuidadosamente lavada e imersa em solução antifúngica para evitar a formação de germes e bactérias. Então, nossa jangada precisará ser bem enxaguada antes de colocar a orquídea nela . Neste ponto, pegue a planta e umedeça cuidadosamente as raízes.

Amoleça as raízes na água

Desta forma ficarão mais macios e flexíveis e não quebrarão durante a montagem. Coloque as raízes na jangada de madeira e amarre-as com barbante para prendê-las bem ao tronco. Alternativamente, use uma rede de plástico para jardim. Então, tente este truque fácil e você verá os resultados.

Dica extra

Para experimentar o cultivo em jangadas recomendamos começar com orquídeas “Phaleanopsis”. Uma espécie que parece muito mais resistente que as outras e é mais adequada para este tipo de cultivo.