Esponjas velhas: como reciclá-las para beneficiar as plantas. O que vamos explicar para você é realmente incrível

Quantas esponjas de louça , mas não só, jogamos no lixo quando ficam velhas? Muitos muitos. Quer sejam os de lavar louça ou os que usamos no banheiro, sejam grandes ou pequenos, não importa. Poderemos mudar hábitos reutilizando-os . Bem, sim, há muitas maneiras de não jogá-los fora e reciclá-los. Recolha alguns, hoje mostraremos como dar nova vida a esponjas velhas e obter excelentes resultados com uma surpreendente reciclagem criativa para apoiar as plantas .
VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO -> Onde colocar esponjas na cozinha? O organizador custo zero: saiba como fazer
Depois de entender quantas coisas você pode fazer com eles, você nunca mais os jogará fora. O importante, antes de reaproveitá-los, é que sejam limpos com cuidado , talvez com um produto para desinfetar a casa para evitar a transferência de mofo, fungos ou bactérias para as plantas. Vamos ver juntos diferentes métodos para usá-los.
Esponjas velhas, como usá-las para cultivar plantas

Esponjas velhas para apoiar as plantas . Revelamos alguns métodos para reciclá-los, trazendo benefícios às plantas. Você pode usá-los criando uma mistura de terra e esponjas :
- Corte a esponja em pedaços pequenos
- Misture com solo
- Crie uma mistura que servirá de base para mudas (50% esponja e 50% solo) ou para plantas que precisam de solo úmido, mas arejado, como pothos (1/3 esponja e 2/3 solo)
- Quando as duas composições estiverem misturadas, encha um recipiente, com furos no fundo, com a mistura e insira os cortes
- Regado
- Feche o frasco em um saco plástico
- Coloque-o sob luz, mas não sob raios diretos
Basta esperar alguns dias para ver as mudas brotarem verdes, brilhantes e fortes.
VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO -> Orquídea e esponja, a combinação perfeita para uma vida longa
Além disso, você pode usar a esponja para germinar uma semente , como as sementes de limão:
- Retire as sementes de dentro do limão
- Corte a esponja ao meio
- Abra uma das duas metades, mas não corte completamente, deixando a base fechada e a extremidade aberta
- Dentro do corte feito na esponja, insira as sementes, 4 ou 5, com o auxílio de uma pinça.
- Feche a esponja e coloque-a em um recipiente com água
Após duas semanas as sementes terão germinado, terão desenvolvido um sistema radicular e um pequeno rebento. Neste ponto só falta colocá-los dentro de um vaso de pelo menos 10 centímetros de diâmetro, com solo próprio para frutas cítricas. Aqui você faz um furo para inserir a semente. O truque é colocar a raiz para baixo e o broto para cima, cobrir e regar abundantemente. Nesse ponto basta um pouco de paciência, depois de alguns meses, três aproximadamente, a planta terá pelo menos 5 centímetros de altura.

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM -> Manchas de calcário por toda parte? Combata-os com a eficácia das esponjas naturais
Finalmente, a esponja pode ser usada para fazer crescer uma planta a partir de um galho . Dentre as plantas que se adaptam a esse procedimento, a ficus:
- Abra a esponja e insira o raminho dentro de forma que fique quase totalmente coberto
- Feche a esponja e coloque-a em um copo com 3-4 centímetros de água no fundo
- Verifique o estado da arte após cerca de duas semanas
- Se as raízes forem longas você pode colocar o raminho no chão