Vamos descobrir como cultivar a salsa corretamente, seguindo algumas pequenas regras para obter uma muda produtiva e saudável.
A salsa é um dos cheiros mais utilizados na cozinha, um vegetal versátil capaz de embelezar muitos pratos , principalmente pertencentes à cozinha mediterrânea. Além disso, é uma planta linda de se ver, que exala um aroma delicioso no ambiente, perfeita para guardar na cozinha ou na varanda. Porém, como acontece com outras ervas aromáticas, como o manjericão ou o alecrim, mantê-lo saudável por muito tempo não é fácil .
Muitas vezes, de fato, tende a secar ou não produzir folhas. Apresenta crescimento bloqueado, sinal de que obviamente algo está errado no cultivo. Então, como consertar isso? Em primeiro lugar, um aviso que nem todos sabem: a salsa tem ligeiros níveis de toxicidade , por isso nunca se deve exagerar nas quantidades, caso contrário pode causar cólicas estomacais e problemas hepáticos. Consumido em doses limitadas, porém, traz muitos benefícios .
Como cultivar salsa corretamente e torná-la produtiva e saudável

A primeira regra que deve ser seguida para que a salsa cresça bem é a sua poção . Esta planta precisa de brilho, mas também de sombra. Este é um erro comum, acreditar que, por ser uma planta aromática, a salsa necessita de luz solar direta. O ideal é colocá-lo, porém, em local com sombra parcial , caso contrário ele secará. Deve pegar sol logo pela manhã e depois permanecer na sombra pelo resto do dia.
Assim conseguirá desenvolver bem as folhas. Se a varanda ou jardim estiver a pleno sol, a solução é cultivá-la junto a plantas mais altas , para que estas possam dar sombra, protegendo-a da luz solar do meio-dia. Essa planta adora água, deve ser regada todos os dias , deixando sempre o solo úmido e evitando ressecamento prolongado.

É regada de manhã cedo ou à noite, após o pôr do sol, sem molhar as folhas . Quanto ao solo, a salsa necessita de numerosos nutrientes, portanto nitrogênio, fósforo e potássio. É melhor misturar estrume ou fertilizantes granulados ou orgânicos no solo universal . Na horta pode-se fertilizar diretamente com composto e esterco fresco. Muitos também cometem erros na hora de coletar folhas .
As folhas de salsa não devem ser colhidas de cima, deixando o caule vazio, pois ao fazer isso o caule que sobra seca e morre. Na colheita da salsa deve-se colher todo o caule , destacando-o 3 cm da base, para estimular novos brotos. Além disso, é sempre melhor colher os caules mais desenvolvidos, deixando crescer os pequenos e jovens. Aqui está a correta conservação das folhas .