O spatafillo, ou lírio da paz, é uma das flores mais bonitas para se ter em apartamento. O seu cultivo é simples, bastando seguir algumas regras e alguns cuidados para garantir uma floração perfeita e dar longevidade à nossa planta. Vamos ver juntos como decantá-lo!
O spatafillo ou lírio da paz é uma planta maravilhosa da Costa Rica que geralmente é dada às mulheres que dão à luz, mas simboliza o presente geral.
Extraímos a planta do vaso e plantamos no novo vaso. Se necessário, use uma faca para retirar delicadamente a terra do vaso, tomando cuidado para não quebrar as raízes. Depois tentamos desembaraçar as raízes suavemente. E então tentamos remover o máximo de terra possível.
Depois preparamos uma mistura de solo e perlita. E não esmagamos, mas usamos um palito para penetrar na terra entre as raízes, com um movimento levemente rotativo. Batemos um pouco e depois regamos abundantemente. Então vamos colocá-la imediatamente em uma posição protegida para se recuperar.
Rega
No que diz respeito à rega, lembre-se de ser constante, mas nunca exagere. Isso ocorre porque, como todos já sabem, dar muita água às plantas pode ser literalmente fatal.
Na primavera verão a cada 3-4 dias. Inverno a cada 7 dias. Se não florescer, devemos fertilizá-la a cada 10-12 dias no verão com fertilizante para plantas verdes. Lembre-se de sempre eliminar o excesso de água e qualquer resíduo de água e água com moderação.
Lembramos também de vaporizar frequentemente as folhas com água desmineralizada e spray, operação útil no verão e no inverno quando ligamos os aquecedores.
Exposição
Para exposição, porém, preferimos locais claros, mas sem sol direto que estragaria a folhagem da planta. Portanto, áreas com sombra parcial ou em uma sala bem iluminada servirão perfeitamente.
E agora uma curiosidade que talvez nem todos conheçam. Embora vista de fora a verdadeira flor spatafillo possa parecer suas lindas folhas brancas, na realidade não o são! O que tem dentro, chamado espádice e de cor creme, é a sua verdadeira flor! As folhas brancas são folhas modificadas chamadas espata e servem para atrair insetos polinizadores.