Sansevieria, também conhecida pelo nome científico Sansevieria trifasciata , é uma planta fácil de cultivar. Também é conhecida popularmente como língua de tigre, língua de vaca, língua de sogra, língua de gato, cauda de tigre e espada de São Jorge. É uma planta muito decorativa e resistente . Sansevieria resiste muito bem a altas e baixas temperaturas (até -5°C) . Além disso, é uma planta que ajuda a limpar o ar dentro de casa.
Sansevieria ou língua da sogra tem esse nome por causa de suas folhas. Isso se deve à comparação de suas longas folhas com a língua comprida (zombeteiramente) que era atribuída às “sogras mais falantes” por falarem e criticarem seus respectivos gêneros.
Sansevieria, nem mesmo uma folha amarela e seca: se você fizer isso terá sempre ela viçosa e forte!
A Sansevieria, também conhecida como língua da sogra, é uma das plantas recomendadas pela NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos) para remover substâncias tóxicas como benzeno, tolueno, xileno e formaldeído do ar que respiramos .
- Luz: embora seja muito resistente, o ideal é colocá-lo em locais com muita luz .
- Temperatura: o ideal é entre 15 e 20°C , embora no verão possa suportar temperaturas de 30º . Evite rascunhos.
- Rega: se quiser mantê-la vigorosa , não regue excessivamente e somente quando o solo estiver seco . No inverno só precisa de água uma ou duas vezes por mês, sempre dependendo da temperatura do ambiente interno. Devemos considerá-la uma planta suculenta, por isso só precisa ser regada quando o substrato estiver seco . O excesso de água pode causar o apodrecimento do rizoma (caule subterrâneo com vários botões crescendo horizontalmente, lançando raízes e brotos herbáceos dos nós). Não gosta de ambientes úmidos, por isso é preferível evitar borrifar ou borrifar água.
- Transplante: se o vaso ficou pequeno, o ideal é transferi-lo para um maior no início da primavera, entre março e abril. Para garantir uma boa drenagem, recomenda-se colocar alguns pedaços de terracota ou pedras no fundo do vaso para evitar que o suporte fique completamente encharcado de água. Caso não seja transplantado, é aconselhável renovar o substrato superior: retirar 3 cm de substrato superficial e colocar terra nova.
- Composto: Aplique composto quando as temperaturas começarem a subir continuamente (final da primavera e início do verão) e faça-o uma vez por mês até que as temperaturas comecem a cair novamente (outono).
- Poda: a sansevieria não necessita de poda , mas é aconselhável retirar as folhas secas para evitar doenças.
- Floração: Esta planta tropical não costuma florescer dentro de casa, mas se florescer, pequenas flores aparecerão no final do verão.
- Cuidados adicionais com a sansevieria: Procure não tocar nas pontas das folhas, pois são sensíveis e podem danificar-se facilmente.
Como reviver a língua da sogra novamente? Faça isso deste modo!
Sansevieria é geralmente uma planta muito fácil de cuidar. Se algumas folhas começarem a murchar e amarelar, é preciso cuidar da rega. Por serem plantas de interior, as baixas temperaturas podem pregar peças desagradáveis. Portanto, deve-se sempre levar em consideração se falta água para que a sansevieria não apodreça ou seja atacada por fungos.