Você sabia que existe um ingrediente residual que pode servir de adubo para suas plantas. Vamos descobrir o que é.
Conseguir um adubo gratuito para suas plantas pode ser feito com um elemento que quase todos nós temos em casa.
Como fertilizar plantas
As plantas precisam ser fertilizadas de tempos em tempos para crescer. Fertilizar as plantas é um aspecto importante para promover o crescimento saudável e vigoroso das plantas.
A fertilização pode ser feita durante a estação de crescimento ativo das plantas. Isso geralmente corresponde à primavera e ao verão. Evite fertilizar durante o inverno ou quando as plantas estiverem em estado de dormência.
Você pode aplicar o fertilizante em diferentes formas, como grânulos, pós ou líquidos. Além de fertilizantes químicos, considere o uso de fertilizantes orgânicos, como composto ou estrume, que podem fornecer nutrientes às plantas a longo prazo e melhorar a saúde do solo. O uso de adubos orgânicos também contribui para a sustentabilidade ambiental.
Vamos descobrir a seguir como criar um com um ingrediente que muitos de nós temos em casa. Curioso para conhecê-lo?

O adubo sem custo
Eles podem ser alimentados de forma orgânica e natural. O adubo em questão, que quem tem lareira costuma jogar fora, é a cinza, aquela gerada pela combustão da lenha.
Possui alto teor de potássio, fósforo, cálcio, magnésio e contribui para a fertilidade do solo. O cálcio as mantém saudáveis e previne o apodrecimento das flores. O potássio é importante para manter o rendimento das plantas.
Por exemplo, as cinzas desempenham um papel muito importante no cultivo de vegetais como o tomate. De fato, se o solo onde são cultivados carece de potássio, os tomates podem crescer com manchas.
O magnésio , por outro lado, é usado pelas folhas de tomate para se manter verde e absorver melhor a luz solar. Se as folhas estiverem amarelas e enroladas, significa que o solo carece de magnésio.

Dentre outras propriedades da cinza de madeira, destaca-se a capacidade de atuar como repelente. Na verdade, a presença de sal desencoraja a presença de pulgões e caracóis, bem como de outros parasitas. Essa substância, porém, perde sua função repelente quando molhada. Portanto, a aplicação deve ser repetida ao longo do tempo para garantir o efeito.
A cinza de madeira pode ser usada como repelente simplesmente borrifando-a na base das mudas. Claro, nunca deve ser usado quente.
Se, por outro lado, o usarmos como fertilizante, ele deverá ser adicionado ao solo. Para potencializar seus efeitos, podem ser adicionadas folhas de cavalinha . Esta planta, mesmo sendo uma erva daninha, contém inúmeros elementos úteis para o crescimento, como o manganês e o magnésio.