Quando percebemos que as folhas das roseiras estão furadas temos absolutamente que intervir: veja como.
Com o regresso dos meses mais quentes, a natureza toma conta e oferece espetáculos verdadeiramente fascinantes. A beleza, a cor e a luminosidade das flores e plantas invadem jardins, peitoris, varandas e até o interior dos apartamentos de quem opta por cultivar alguns amigos verdes dentro de suas próprias paredes. Entre as muitas flores que os entusiastas do polegar verde escolhem para enriquecer seu jardim ou realçar o mobiliário de sua casa, certamente estão as rosas , que são escolhidas acima de tudo por sua imponência e por suas muitas cores. No entanto, como acontece com todas as plantas, se optarmos por cuidar das rosas, devemos fazê-lo com muito cuidado, tentando garantir às rosas tudo o que precisam e protegendo-as de qualquer tipo de risco.
Folhas de rosas com buracos: devemos agir rapidamente para salvar a planta
É por isso que devemos intervir imediatamente se notarmos que há algo errado com as folhas das roseiras. De fato, não é incomum notar que as folhas das rosas têm buracos e que a superfície não é mais tão lisa quanto no passado. O que está acontecendo?

As causas que fazem esses buracos aparecerem nas folhas das rosas podem ser muitas. O importante é conhecê-los para saber como intervir e garantir que as rosas voltem à plena saúde.
Antes de tudo, precisamos lembrar o que aconteceu nos dias anteriores em termos de clima. Para ser mais claro, se uma chuva de granizo atingiu nossa área nos últimos dias, é provável que esse evento tenha causado os buracos.
Além do granizo, o vento também pode causar esse dano às folhas de rosa. De fato, em um dia particularmente ventoso, as folhas das rosas colidem contra os galhos da planta, formando precisamente buracos.
Se, por outro lado, a causa não puder ser atribuída ao granizo ou ao vento, é muito provável que nossas queridas rosas tenham sido atacadas por insetos. Acontece sobretudo no verão, quando os insetos e parasitas voltam a aparecer em grande quantidade não só nos jardins e nas varandas, mas também dentro de casa.
A boa notícia é que é possível intervir de forma direcionada para derrotar os parasitas e fortalecer a roseira, garantindo excelente saúde e vida longa à nossa amiga verde.
Se os parasitas que atacam a planta são as moscas negras da rosa , com as larvas identificáveis na parte inferior das folhas, devemos primeiro fazer um monitoramento periódico das próprias folhas para ver se esses parasitas estão presentes.
Cuidado também com os argidi: você pode derrotá-los com um remédio natural
Nesse caso, é possível intervir com um pano úmido ou talvez com um produto à base de piretro , que deve ser capaz de eliminar em pouco tempo os mosquitos-serra pretos da rosa.

No verão, no entanto, é mais provável que as rosas se encontrem em conflito com os argídeos , também conhecidos como lagartas das rosas. Em seu estágio larval, os argídios precisam das folhas das plantas para se alimentar.
Precisamente para evitar que a sua agressividade danifique irreparavelmente a roseira, também neste caso é aconselhável fazer um controlo rigoroso do estado de saúde do nosso amigo verde.
Os produtos químicos podem facilmente eliminar os argídeos, mas o conselho é sempre optar por um tratamento à base de piretro . Alternativamente, você pode resolver o problema com alguns produtos naturais caseiros.
Um remédio contra argides consiste em misturar 15 grãos de pimenta-do-reino convenientemente picada em meio litro de água pura . Deixe a solução descansar por cerca de uma hora e depois borrife nas folhas para eliminar os argídeos e garantir que a roseira retorne à saúde total.