Amantes de poinsétia? Você pode não saber, mas em casa esta é a melhor posição para fazê-la florescer: fica bonita.

A poinsétia é certamente uma das plantas tradicionais, entre as melhores que podem ser encontradas durante as festas de fim de ano. É um presente de boas-vindas, com cores vivas e brilhantes e um estilo impecável. Mesmo quem tem um polegar verde sempre se pergunta qual é a posição ideal em casa, para que ela floresça o ano todo e cresça saudável. É preciso ter cuidado, mas com alguns passos simples você pode ter uma poinsétia impecável o ano todo. Vamos descobrir juntos como fazer?
Poinsétia: história e tradição
O nome botânico é Euphorbia pulcherrima, mas todos a conhecemos como estrela de Natal. Com sua bela cor vermelha brilhante que contrasta com o verde brilhante das folhas. Quase ninguém sabe que é nativa do México e, se deixada na natureza, pode atingir até 3 metros de altura.
Aqui na Itália é um símbolo da tradição natalina , ideal para aquecer a casa com sua cor ou como presente com um significado que traz de volta a amizade ou como amuleto de boa sorte para o ano novo. Seu nome vem da tradição, de fato, desde o final do século XIX, sempre foi o presente oficial para os embaixadores americanos e, em seguida, esse costume foi se espalhando.

As suas folhas vermelhas e a sua forma elegante foram então ligadas ao Natal e à tradição, não só aqui no nosso país mas em todas as partes do mundo. As estrelas não são flores, mas folhas da própria planta que ficam vermelhas durante o inverno.
A verdadeira flor chama-se Ciazo e é a gema amarela que se vislumbra, sem pétalas e que se forma no meio das folhas vermelhas durante o inverno frio. Ao contrário de muitas outras plantas, a poinsétia nasce e cresce em lugares montanhosos onde há mudanças bruscas de temperatura e clima temperado.

Esta planta não suporta temperaturas que não ultrapassem os 12°C, por isso é muito importante que tenha uma posição correta dentro de casa, principalmente durante a estação fria.
Certamente é uma planta muito particular e está ligada a muitas lendas mexicanas e não mexicanas. A mais famosa acompanha a tradição de dar presentes antes do Natal: na verdade, diz-se que é uma forma de abrir o coração das pessoas mais tristes e fechadas, redescobrindo o amor e a bondade para com os outros.
Onde colocar a estrela de Natal em casa?
Como previsto, esta típica planta natalina deve ser colocada dentro dos cômodos da casa durante o inverno. É importante que não seja colocado perto de fontes de calor, mas sim num ambiente luminoso com uma temperatura que não desça abaixo dos 15/20° C.
Durante as férias pode ser colocado na sala de estar , tentando dar-lhe o canto mais luminoso de toda a sala (talvez em frente à janela). Cuidado com correntes frias e umidade, sem nunca deixar faltar uma boa rega diária para que suas folhas estejam sempre brilhantes e não manchadas.
A planta nunca deve ser colocada em uma área de trânsito. Embora pareça robusta, na realidade suas folhas são frágeis e com a passagem de pessoas ou amigos de quatro patas podem se romper da base arruinando sua folhagem perfeita.

Imediatamente após as férias, a sua posição ideal é num local fresco e arejado, enquanto na primavera pode ser deslocado para a varanda ou jardim. Adora áreas claras, mas não sol direto e correntes de ar. A partir do mês de outubro, a linda planta com uma floração nunca antes vista será recolocada dentro de casa.