Se você tem laranjas, tangerinas e limões em casa, por que não usar suas cascas para preparar um fertilizante caseiro totalmente natural para suas plantas? O processo é realmente muito simples, mas lembre-se sempre de uma coisa: para fazer esse fertilizante é necessário que a fruta da qual você vai tirar a casca não tenha sido tratada e deve ser de origem estritamente orgânica. Vamos começar pegando nossas cascas e guardando-as em um saco.
Quando tivermos acumulado uma quantidade significativa (não mais que alguns dias) iniciamos a fase de secagem. Para isso podemos optar por secá-los ao ar livre expondo-os à luz solar direta ou usar o forno cozinhando-os algumas horas a 100°C até. Se optarmos pelo segundo método, basta colocar as cascas num tabuleiro, levar ao forno e manter a porta ligeiramente aberta durante a cozedura para sair todo o vapor. Para tal podemos utilizar uma concha de madeira, colocando-a entre a porta e o fecho do forno.
Geralmente leva de 4 a 6 horas. Para evitar que este processo consuma demasiada energia, sugerimos secar o máximo de cascas possível, para que só tenha de repetir o processo uma vez a cada vários meses e não com frequência. Agora, depois que as cascas estiverem secas, podemos colocá-las no liquidificador. Usamos uma elétrica, mas se você também tiver uma argamassa em casa, pode usá-la facilmente. Depois de reduzidos a migalhas, passe-os por uma peneira. Desta forma separaremos o pó formado pelos pedaços que ainda não foram bem picados. Vamos passá-los novamente no liquidificador. Agora podemos transferir o pó obtido para um recipiente de vidro hermético e utilizá-lo como fertilizante para plantas ou sementes recém-plantadas.