A planta Padre Pio (Zamioculcas) é uma ótima variedade de interior e fácil de cultivar . Adora locais com boa exposição solar , desde que não entre em contato direto com os raios solares, que também podem causar queimaduras nas folhas . Adapta -se facilmente mesmo a áreas mais ou menos escuras . Porém, na presença de pouca luz, a planta cresceria muito lentamente. Tolera muito bem altas temperaturas, em torno de 30°C, mas não gosta de temperaturas próximas ou inferiores a 15°C . A temperatura ideal desta planta está entre 18 e 26 graus.
A planta pode ser colocada ao ar livre durante a primavera , mas apenas em área semi-sombreada . No outono deve ser reposicionado em local abrigado, pois é particularmente sensível ao frio. Para evitar que sofra durante o inverno, é aconselhável colocar a planta Padre Pio perto de uma janela ou em um local com muita luz.
Planta do Padre Pio, se você regar assim você apodrece: veja como fazer direito!
A rega desta planta deve ser feita com base na exposição solar . Se a planta for colocada em locais claros e quentes, as regas devem ser feitas regularmente , deixando o substrato secar entre as regas. Caso contrário, porém, a rega deve ser menos regular e devem passar mais alguns dias entre uma rega e outra. O solo da planta Padre Pio deve ser mantido sempre úmido, para garantir o correto desenvolvimento da planta. A estagnação da água , nada apreciada por esta variedade, deve certamente ser controlada. Infelizmente, em caso de estagnação da água, as raízes podem apodrecercom consequências muito prejudiciais para a planta. Porém, se faltar rega , as folhas podem amarelar e cair.
Além disso, no período entre março e outubro seria aconselhável adicionar fertilizante adequado uma vez a cada 20 dias.
Planta Padre Pio: não deve ser podada e é resistente a doenças
A planta Padre Pio não necessita de poda, apenas as partes secas ou danificadas precisam ser retiradas . Esta planta pode se reproduzir tanto por divisão quanto por corte. A divisão é feita retirando-se os rizomas das plantas adultas e depois enterrando-os. Esta operação é lenta dadas as características de crescimento da planta. A divisão por estaca é feita cortando-se as folhas da planta e plantando-as em vaso contendo turfa e areia. O vaso deve ser colocado em local bem iluminado e o solo deve ser mantido úmido. Assim que as novas folhas surgirem do solo, será necessário esperar até a primavera seguinte para que as plantas se desenvolvam.
A vantagem desta planta é que ela é particularmente resistente a doenças e parasitas. As doenças são causadas principalmente por rega irregular. Se forem excessivos, na verdade, podem causar amarelecimento das folhas , mas se o substrato não permitir uma excelente drenagem, a estagnação da água pode causar o apodrecimento das raízes e causar danos a toda a planta.