Como intervir numa orquídea com folhas macias penduradas para baixo? Veja o que está acontecendo com sua planta e como recuperá-la agora.

Se a sua orquídea tiver folhas macias e caindo para baixo , então há um problema. Se você também notou esse detalhe, que garantimos que não é desprezível, continue lendo. Vamos descobrir juntos como cuidar da sua planta.
ORQUÍDEA, CARACTERÍSTICAS DESTA LINDA PLANTA DE CASA
Entre as plantas mais vendidas e apreciadas do mundo, a orquídea se presta muito bem para viver em qualquer lugar, até mesmo em apartamento, desde que receba os devidos cuidados.
Pertencente à família monocotiledônea Orchidaceae , existem mais de 30.000 espécies em todo o mundo, exceto em áreas desérticas e polares . Embora sejam plantas terrestres , também existem algumas espécies epífitas que crescem sobre outras plantas e as utilizam como suporte.

Quais são as principais características da orquídea? Vamos vê-los juntos. Em primeiro lugar, identificar esta planta é muito simples graças à sua simetria bilateral . As orquídeas possuem uma única estrutura comum que permite distingui-las de todas as outras: estames e estilete que se fundem na base, 3 pétalas e 3 sépalas e por último a coluna.
A morfologia também é muito variada . Existem muitas espécies de orquídeas: pequenas, médias e gigantes . Alguns podem até ultrapassar os 14 m de comprimento . Você conhece a espécie Sobralia altaissima ? Este é um exemplo disso.
Pequena curiosidade. Você sabia que as orquídeas exalam odores diferentes dependendo da espécie ? Algumas, como a Cattleya, têm cheiro de canela ou pimenta , enquanto outras têm cheiro semelhante ao de rosas ou gardênias . O mesmo vale para a cor.
Você poderá encontrar orquídeas das mais variadas cores . Essas plantas têm uma característica verdadeiramente especial: podem adaptar suas cores para atrair insetos , pois não possuem néctar e por isso utilizam o truque visual da cor para atraí-los para suas flores.
Cuidar de orquídea não é muito fácil e quem tem essa planta em casa sabe muito bem disso. Se você também notou esse detalhe, ou seja, que as folhas ficaram moles e caídas , continue lendo. Explicamos o que está acontecendo com sua planta e como você pode recuperá-la.
ORQUÍDEA COM FOLHAS MACIAS E PENDENTES: COMO RECUPERÁ-LA
Embora as orquídeas sejam plantas que conseguem conviver bem em qualquer ambiente , até mesmo em apartamento, nem sempre é fácil cuidar delas.
Se não receberem os nutrientes certos ou a irrigação adequada, podem murchar facilmente. Como você percebe que sua planta não está bem ? Há um detalhe que não pode escapar: você notará que sua orquídea começa a ter folhas macias e caídas.

Se você vivencia essa característica , significa que sua planta precisa de mais atenção e cuidados para voltar à saúde. Mas quais são os verdadeiros motivos pelos quais a orquídea tem folhas enrugadas e não é mais vigorosa e carnuda ? Vamos descobri-los juntos.
As causas comuns de folhas moles e caídas incluem falta de água, rega excessiva, certas doenças e baixos níveis de umidade . Avalie cuidadosamente sua planta e suas condições de cultivo. Desta forma você poderá identificar as causas do desconforto da sua planta e encontrar a solução para solucionar o problema. Vamos analisar cada ponto.
1. Falta De Irrigação
Esta é a principal razão pela qual você pode acabar com uma orquídea com folhas moles e caídas. Mesmo que seja uma planta que não precisa de muita água , se receber pouca água o resultado é o seguinte: as folhas murcham e ficam com um aspecto pouco saudável.
Se você inspecionar o resto da planta, deverá notar um substrato seco e raízes secas e murchas. Como resolver este problema? Regar imediatamente a planta e monitorar o estado de saúde das folhas, raízes e solo que deve estar sempre úmido.
2. Rega Excessiva
Se pouca água não é boa para as orquídeas , regar em excesso também não é saudável : muita água pode fazer com que as folhas murchem e murchem . A razão é principalmente uma: as raízes apodrecem e com raízes mortas sua planta não será capaz de absorver a água e os nutrientes necessários para crescer.

Como resolver o problema? Neste caso deve-se evitar regar excessivamente a planta e só regá-la se notar que o solo está seco. Se você notar que as raízes estão moles, pretas ou marrons , sua planta não está bem, então você precisa podar as raízes para salvar a planta.
3. Doenças
As orquídeas, como todas as plantas, podem adoecer. Pulgões, ácaros e cochonilhas são os parasitas que podem causar mais danos. Se você notar pontos brancos ou pretos nas folhas, é hora de agir. Você pode usar remédios naturais como bicarbonato de sódio ou leite para resolver esse problema.
4. Baixos Níveis De Umidade
Chegamos ao último ponto, os baixos níveis de umidade que geralmente são encontrados em ambientes fechados, como apartamentos onde muitas vezes são colocadas orquídeas. A baixa umidade faz com que as folhas da planta enruguem.

Qual é a solução? Instale um umidificador próximo à planta ou coloque sua orquídea perto de outras plantas domésticas que aumentam naturalmente os níveis de umidade.
Se você seguir essas dicas garantimos que sua orquídea de folhas macias e pendentes voltará a ser saudável e vigorosa em pouco tempo. Basta um pouco de atenção para fazê-lo renascer.