Você nunca deve remover as folhas da planta de manjericão dessa maneira: assim você a mata imediatamente. Aqui está a técnica especializada que salvará sua planta aromática.

Quão bonitas e perfumadas são as plantas de manjericão ? Uma festa para os olhos e olfato! No entanto, dificilmente alguém consegue cuidar dela da maneira mais adequada. Cuidado com as folhas de manjericão ! Se você separá-los dessa maneira, a planta morre imediatamente.

Manjericão: características e propriedades

Originário da Índia , continente onde ainda hoje lhe são atribuídas  propriedades medicinais e milagrosas , o manjericão chegou à Europa, primeiro à Grécia, há mais de 2.500 anos.

Pertencente à família Labiate , seu nome científico é Ocinum basilicum . Pequena curiosidade: você sabe por que no mundo ocidental ela é conhecida como “planta real” ?

manjericão

Uma lenda narra que Elena, a mãe do imperador Constantino, encontrou a Santa Cruz em um terreno coberto por plantas de manjericão. Desde os tempos antigos, as folhas de manjericão são usadas não apenas para fins terapêuticos.

Os egípcios , por exemplo, usavam esta planta durante seus processos de embalsamamento , enquanto na Baixa Idade Média, esta planta era usada para tratar o mau-olhado, resfriados e contrações durante a gravidez.

Hoje usamos o manjericão e suas folhas principalmente na cozinha, mas suas inúmeras propriedades tornam essa planta incrível também para outros fins. Você já experimentou o óleo essencial de manjericão ? É perfeito para tratar distúrbios gástricos e digestivos e para aliviar o cansaço físico.

Como o manjericão é cultivado? Simplesmente plantando as sementes em um vaso que você cobrirá com terra adicionada de fertilizantes naturais para acelerar seu crescimento.

O manjericão requer solos úmidos , mas cuidado com a água estagnada : se regar mais do que o necessário, corre o risco de murchar em poucas horas. Se você também tem uma planta de manjericão em casa ou no jardim , certamente destacará folhas dela, se necessário, para temperar seus pratos ou preparar decocções.

Tem certeza de que sabe escolher uma folha de manjericão? Preste atenção: se você desgrudar dessa forma, vai matar sua planta.

Você nunca precisa arrancar as folhas do manjericão assim

Se você também está acostumado a simplesmente arrancar as folhas individuais de sua linda planta de manjericão e depois usá-las, continue lendo: você está fazendo tudo errado!

Você nunca deve arrancar as folhas da planta de manjericão dessa maneira , ou sua morte é garantida. Então, qual é o método certo para melhor agarrar as folhas desta planta superperfumada sem causar nenhum dano?

Eis o que dizem os especialistas que compartilham a técnica de poda perfeita : você precisa cortar com uma tesoura apenas um galho ao qual geralmente estão presas 4 folhas.

A técnica certa para colher folhas de manjericão

Ao fazer isso, nosso pé de manjericão não morrerá , pelo contrário, também terá tempo de regenerar um novo galho com novas folhas na parte cortada. Cuidado para nunca cortar os galhos mais baixos , aqueles próximos à raiz, mas sempre cortar os mais altos.

Você sabia que também pode mudar o sabor das folhas de manjericão ? Basta proceder à poda das pontas que aparecem nos caules das flores da sua planta e que absorvem algumas propriedades nutricionais importantes , certificando-se de que o sabor do manjericão seja alterado.

Também revelaremos outro segredo que certamente será útil se você é fã de ervas aromáticas: nunca cultive o manjericão e a sálvia juntos ou, pelo menos, juntos : ambos acabariam morrendo.

A planta de manjericão precisa de solo drenado e úmido . Pelo contrário , a sálvia cresce perfeitamente em solo seco.

Todas as propriedades benéficas do manjericão

O manjericão é uma planta incrível que não serve apenas para dar sabor a pratos e pratos . Suas folhas também podem ser utilizadas para fins terapêuticos. Estudos científicos demonstraram que consumir folhas de manjericão regularmente ajuda a:

  • manter as mudanças de humor sob controle;
  • curar feridas;
  • luta contra a sensação de cansaço e exaustão;
  • aliviar dores abdominais e cólicas;
  • acalmar a vermelhidão da pele;
  • limpar a pele de espinhas e impurezas.

Como você pode ler, o manjericão realmente tem muitas virtudes que são úteis para o nosso corpo em muitas situações. Você pode consumir suas folhas frescas , pode fazer uma decocção ou um pacote de pele.

As folhas dessa planta são incríveis quando usadas da maneira certa. Agora que você também aprendeu a técnica certa para cortá-los sem danificar a planta , basta aproveitar todas as propriedades benéficas que essa incrível joia da natureza confere ao nosso corpo.