Você sabia que restos de plantas de jardim não devem ser jogados fora? Você poderá obter enormes benefícios se reutilizá-los, vamos descobrir como!

Reutilizar os restos das plantas do jardim para fertilizar o solo é a forma mais natural e eficaz de devolver todos os nutrientes necessários para transferir para as novas plantas para que cresçam viçosas e saudáveis. Geralmente eles são retirados para jogar no lixo , mas com o método da permacultura você consegue melhores resultados e também faz muito bem ao meio ambiente. Vamos descobrir como transformar resíduos de jardim , raízes, galhos e folhas em adubo orgânico!
NÃO JOGUE FORA RESTOS DE PLANTAS DE JARDIM
A maioria das pessoas, quando as plantas completam o seu percurso e produzem frutos, têm o hábito de arrancar as plantas, retirando depois a raiz, o caule e as folhas , com a intenção de limpar o solo.
É uma rotina normal voltar a ter solo livre para plantar outras mudas, mas ao invés de jogar fora os restos ou colocar na composteira podemos reaproveitá-los .
Na verdade, podemos cortá-los em pequenos pedaços e colocá-los de volta no chão, bem no local onde se desenvolveram. Esta prática é útil para deixar a natureza seguir o seu curso e não alterá-lo.

Como se sabe, quando chega o outono, os galhos e as folhas caem ao solo, onde com o tempo se decompõem e se transformam em matéria orgânica. Da mesma forma, todas as plantas morrem no final do seu ciclo de vida e se decompõem no mesmo local onde cresceram.
PROCESSO VITAL DA PERMACULTURA
Este processo é a base da pemacultura, que consiste num processo de design integrado baseado em princípios e estratégias ecológicas para criar um ambiente sustentável e equilibrado.
Na prática, com este sistema as plantas se decompõem e devolvem os seus nutrientes ao solo , dando origem a um ciclo de vida interminável e perpétuo.
Os restos das plantas podem ser colocados no mesmo local onde cresceram ou em outro local do solo onde seja necessário plantar outras plantas.
O resultado é permitir que os resíduos do jardim se transformem em composto já disponível no próprio solo, que recuperará a sua nutrição. Ao referir-se a este método, você evita o uso de fertilizantes químicos e dá ao solo a oportunidade de melhorar sua composição.

Como Realizar O Procedimento
Para melhor reaproveitar os resíduos do jardim e transformá-los em um poderoso fertilizante orgânico para o crescimento de outras plantas, é aconselhável munir-se de uma tesoura grande para cortar os resíduos em pequenos pedaços . Desta forma, a decomposição é acelerada e evita-se o risco de atrair caracóis, que devastariam as plantas.
Não coloque uma camada espessa, mas fina, no solo para acelerar a decomposição e fazer com que as raízes e folhas se transformem em matéria orgânica o mais rápido possível. Permanecendo no solo , os restos apodrecerão e atingirão profundidade , acrescentando mais matéria orgânica .
Os benefícios obtidos para o solo também são melhor aeração e melhor drenagem do solo. Além disso, aumenta também a retenção de água no solo , obtida graças à ação do mulching. Desta forma, o solo permanece mais fresco no verão e não fará com que a água evapore imediatamente.
Você também pode colocar resíduos de jardim na caixa de compostagem, mas a maneira mais rápida e natural é devolvê-los diretamente ao solo, cortados em pequenos pedaços. Porém, é preciso ficar atento aos restos de plantas doentes, estes devem ser jogados no lixo para evitar a propagação de fungos .
Como vimos, em vez de jogar os resíduos do jardim no lixo, vamos utilizá-los para nutrir o solo e garantir que outras plantas tenham um excelente suprimento de substâncias orgânicas. A única coisa que precisamos verificar é se os restos mortais estão afetados por doenças e neste caso é melhor livrar-nos deles.