Existe um método para ter uma poinsétia luxuriante e multiplicá-la usando suas folhas, fazendo-a florescer por meses. Veja como proceder.

exuberante poinsétia

Na época natalícia existe uma planta que se difunde exponencialmente de tal forma que se torna também uma homenagem floral para dar a um familiar ou a uma pessoa a quem queremos mostrar a nossa estima.

É a Poinsétia também conhecida como poinsétia mas cujo nome verdadeiro é Euphorbia pulcherrima e caracteriza-se pelas suas flores grandes e cor vermelha, ainda que possa ser encontrada na variação branca.

Poinsétia: veja como multiplicá-la infinitamente

Esta planta lembra, pela sua cor principal, ou seja, o vermelho e o verde, o Natal e por isso é utilizada para representar a época natalícia e animar as nossas casas.

Suas folhas como suas flores são leitosas e muitas vezes não é recomendável trazer animais para esta planta devido à função tóxica que pode ter no organismo de nossos amigos de quatro patas.

Poinsétia: como fazê-la florescer de uma folha

Essa planta ornamental também é utilizada em outras épocas do ano e muitas vezes seu custo pode ser muito alto, embora também existam versões baratas nos supermercados.

No entanto, nem todo mundo sabe que existe um método para multiplicá-lo indefinidamente usando suas folhas e mantê-lo sempre em forma e luxuriante mesmo nos meses mais quentes do ano, onde as temperaturas atingem picos não ideais para seu crescimento.

o processo

Para prosseguir, você precisa remover delicadamente uma folha de nossa poinsétia e remover o talo com um cortador para que fique apenas a folha da qual removeremos o caule do dorso.

Para isso, utilizamos um cortador e tomando cuidado para não nos cortarmos, limamos o verso da folha na lateral do pecíolo que será totalmente removido.

Feito isso, pegamos um dente de alho ou esfregamos na parte que retiramos, depois no verso da folha para que absorva bem o alho posto.

Poinsétia: como fazê-la florescer de uma folha

Em seguida, pegamos uma beterraba e cortamos em rodelas e depois de algumas rodelas colocamos em cima de uma terra colocando as folhas sobre ela e depois cobrimos tudo com mais terra.

Regamos tudo regularmente e depois de 30 dias vemos o que aconteceu. As folhas da poinsétia terão raízes desenvolvidas e vamos inserir a folha, colocando as raízes do fundo, dentro do solo.

Feito isso, vamos regar tudo periodicamente e veremos que a primeira pitada de poinsétia começará a aparecer aos poucos até crescer com flores luxuriantes e muito coloridas.

Este método é útil para multiplicar infinitamente a nossa planta e podemos fazê-lo com muitos meses de antecedência para termos poinsétias nascidas por nós, que podemos dar nas férias.

Com este método você também pode multiplicar outros tipos de plantas, mesmo que nem todas envolvam o uso de beterraba.