Uma técnica muito antiga para cultivar uma horta e ter muitos tomates disponíveis, sem precisar mais comprá-los.

Tomates

tomate é um verdadeiro Rei da mesa, sempre presente no verão mas também no inverno para os molhos que acompanham massas e pratos tradicionais. Para quem pretende cultivá-las no jardim, existe esta técnica milenar que permite cultivá-las em grandes quantidades. Os especialistas revelam o segredo , até a mais pequena horta poderá acolher esta cultura amada por todos, com uma cor vermelha brilhante. Vamos esclarecer a técnica?

Cultivo de tomates no jardim: conselhos de especialistas

Para o cultivo do tomate, em primeiro lugar, partimos da semente que será colocada em uma jarra com furo no fundo. Este é o primeiro passo para obter as primeiras mudas, em cada frasco você pode colocar cerca de 4 sementes de tomate. Os frascos serão então colocados num local fechado e soalheiro (melhor ainda se for no final do inverno).

Durante os primeiros dias da primavera você poderá ver os primeiros brotos que darão espaço às mudas robustas. O viveirista costuma selecionar as fortes e desenvolvidas, para então proceder ao transplante em seu jardim. A posição ideal é um local não exposto ao sol direto e sem mudanças significativas de temperatura durante a noite.

cultivo de tomates

Depois que as plantas estiverem prontas para serem plantadas no jardim, é hora de ajustar o solo. É importante buscar orientação especializada para que o solo tenha nutrição adequada.

Além disso, uma temperatura correta deve ser mantida ao redor das raízes, talvez com uma cobertura feita apenas com materiais naturais. Cada ação é importante para proteger o cultivo não apenas de bactérias e fungos, mas também de mudanças perigosas de temperatura.

A técnica para ter muitos tomates disponíveis

Entendendo-se que a maioria dos tomates são trepadeiras, o método dos especialistas para fazer uma boa colheita é o dos guardiões. Isso permite que você dê a eles uma estrutura para escalar, além de receber a luz correta para o crescimento sem que fiquem presos à umidade do solo.

Quem cultiva tomate muitas vezes negligencia a passagem dos guardiões, o poste não é cuidado e consequentemente o cultivo não é dos melhores. A estrutura inadequada e vacilante não permite ter uma quantidade ideal de tomates, mas apenas uma planta sem seus frutos.

Tomates da horta

Outro erro é colocar suporte depois que as plantas criaram raízes. É um risco importante e inútil, justamente porque prejudica   o vegetal e seu crescimento.

A estrutura de suporte correta certamente é de madeira ou silicone, para que o tomate suba sem problemas. A escolha da estrutura é importante para o futuro da planta, adequando-a também ao tipo de tomate a ser cultivado. O desenvolvimento em altura é decisivo, lembrando que quanto melhor a estrutura, mais  tomates poderão crescer.

Lar