Você sabia que pode obter flores e raízes abundantes da orquídea se realizar esse procedimento uma vez por mês? Vamos descobrir que processo é e como realizá-lo!

Existe um procedimento que permite obter flores e raízes abundantes da orquídea se aplicado uma vez por mês. Que processo é esse? O procedimento diz respeito às raízes aéreas da orquídea , que devem ser tratadas da mesma forma que as do vaso. Vamos descobrir o que fazer para ter raízes e flores abundantes!

Porque a orquídea produz raízes aéreas
As raízes aéreas produzidas pelas orquídeas são um processo completamente normal para essas plantas, na verdade elas herdam essa característica de fatores genéticos pertencentes à espécie de onde provêm.
Essas raízes têm a função de absorver água e nutrientes e de fortalecer ainda mais a planta ao solo, além de contribuir para a fotossíntese , mesmo que minimamente. O comportamento não muda quando a planta está no vaso.
As raízes da orquídea buscam água e suporte em múltiplas fontes, para garantir sua sobrevivência . Digamos que elas agem assim instintivamente, de forma natural, e é bom que a orquídea não produza mais raízes, pois tira seu sustento das aéreas.
Geralmente isso acontece porque o solo não é bom para o crescimento das orquídeas e por isso a produção de raízes fica concentrada fora do vaso.
O que fazer com raízes aéreas de orquídeas
As raízes aéreas da orquídea não devem ser cortadas, mas de preferência molhadas para estimular o crescimento. Para evitar que caiam no chão, é aconselhável colocar o vaso em um vaso maior para que fique mais elevado e inserir as raízes aéreas em um copo plástico com água. À medida que a água é absorvida, encha o copo para dar-lhes a nutrição necessária.
Como já mencionado, as raízes das orquídeas que saem do vaso nunca devem ser cortadas, exceto quando estiverem secas e mortas. Estas raízes acrescentam encanto à planta e testemunham a sua boa saúde. Na verdade, se a orquídea tem raízes aéreas fora do vaso é muito provável que não tenham sofrido estagnação de água, por isso certamente estão saudáveis.
Evite envasar as raízes aéreas, pois pode haver risco de não se adaptarem à casca e, portanto, morrerem. Outro truque é borrifar água nas raízes aéreas , para ajudar a planta a se manter hidratada.

Quando replantar raízes aéreas de orquídeas
Se você não quiser ver essas raízes fora da planta, replante-as, mas não as corte. Antes de replantá-las, porém, é necessário acostumar as raízes aéreas das orquídeas a um nível de umidade mais elevado que encontrará no solo. Veja como fazer isso:
- Aguarde o período certo para replantar a orquídea;
- Nas 2 semanas anteriores ao replantio, borrife água nas raízes aéreas;
- Cuidado para não molhar o caule e as folhas;
- Pulverize água 2 vezes ao dia e aumente para 4-5 vezes.
Desta forma as raízes se acostumarão com a maior umidade e enraizarão bem no substrato .
Obtenha mais orquídeas de raízes aéreas
Você também pode obter outras orquídeas a partir de raízes aéreas. Se forem muitos e estiverem saudáveis, corte a orquídea da parte do caule com uma tesoura afiada e separe-a da raiz . Plante as raízes aéreas em um vaso separado e acrescente uma colher de canela em pó, certificando-se de que vai parar na parte cortada, para desinfetá-la.
Neste momento coloque algumas bolinhas de barro para plantar a outra orquídea, coloque dentro do vaso e acrescente a terra. Deixe agir por meia hora em água oxigenada para que as raízes amoleçam.
Coloque pinheiro e musgo por cima para nutrir a planta e fazê-la crescer e se desenvolver da melhor forma . Você verá que suas orquídeas crescerão viçosas e produzirão muitas flores lindas e abundantes também! Como você pode ver, as raízes aéreas da orquídea são muito importantes e você só pode cortá-las se for necessário!