Você quer desesperadamente cultivar alecrim em casa, mas não sabe por onde começar? Você sabia que não é necessário ter a semente, mas também pode usar um raminho retirado de uma planta já formada? Vamos ver juntos como fazer isso com alguns passos simples a seguir e três métodos diferentes para experimentar, cada um deles infalível!
Para começar, vamos escolher uma estaca com no máximo 2 anos e 2 a 3 milímetros de espessura para retirar da nossa muda. Galhos muito jovens e flexíveis ou muito velhos e fortes não criarão raízes.
Deve ter 15cm de comprimento e para isso usaremos uma tesoura, cortando diagonalmente ao tronco, para alargar a superfície que pode absorver água, depois retiraremos as folhas inferiores e a estaca estará pronta para ser enraizada.
Multiplicação por estacas (método 1)
O primeiro método envolve o uso de água para o enraizamento. Mergulhamos a estaca em um copo com cerca de 2cm de água e após 20 dias devem aparecer as primeiras raízes. Obviamente, podemos tentar várias tentativas juntos para ter uma melhor chance de sucesso. Lembre-se de trocar a água a cada dois dias.
Multiplicação por estacas (método 2)
Alternativamente podemos colocar a estaca num pequeno vaso com uma mistura de 80% de turfa e 20% de areia de rio. Colocamos a estaca e depois regamos o solo. Agora, para estimular o enraizamento, criaremos um efeito estufa doméstico.
Expomos o frasco em local ensolarado, mas não sob luz solar direta. E sempre verificamos se o solo está sempre úmido. Se secar, a planta poderá morrer. Após cerca de 4 meses a planta terá começado a crescer.
Multiplicação por semente
Finalmente você pode multiplicá-lo por semente. As sementes são encontradas dentro das flores da planta, depois de murcharem e as pétalas caírem.
Vamos pegar um pote de pelo menos 10cm de diâmetro e colocar as sementes nele. Com um garfo empurramos para baixo e varremos um pouco o solo. Depois fechamos com uma sacola. Regamos abundantemente. Após 10 dias aparecerão as primeiras mudas. Lembremos também neste caso de expô-lo em local claro e de molhar o solo com frequência. E quando aparecerem as primeiras mudas poderemos separá-las em vários vasos pequenos.