Para tê-lo sempre fresco, verde e perfumado.

Se você adora ervas aromáticas, certamente terá um manjericão na sua varanda ou no peitoril da janela . Com o seu aroma, aliás, é perfeito para dar sabor a inúmeras preparações na cozinha .

No entanto, o manjericão é uma planta muito delicada e tende a murchar rapidamente se não for cuidada corretamente.

Então, vamos ver algumas dicas úteis para durar mais .

  1. Fertilizante: O fertilizante é um componente chave na nutrição das plantas. No caso do manjericão, o ideal é à base de borra de café: esmigalhe e espalhe no chão, depois molhe com água. Você pode repetir esse processo até uma vez por semana.
  2. Localização: Colocar a planta no lugar certo pode ajudar no crescimento. Na primavera, o manjericão pode ser colocado ao ar livre, se as temperaturas forem suficientemente amenas (não inferiores a 15 graus), e onde possa desfrutar do sol durante pelo menos 4 horas por dia.
  3. Papel: se for uma planta recém-adquirida, porém, é necessário retirar toda a embalagem com que costumam ser embaladas.
  4. Pires: verificar diariamente pode dar uma ideia da quantidade ideal de água para o manjericão. Se achar que está cheio de água é preciso esvaziá-lo, pois o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes.
  5. Folhas secas: se notar folhas secas, amareladas ou manchadas, basta removê-las destacando-as delicadamente com as mãos para evitar que doenças se espalhem para o resto da planta.