A ficus robusta ou elastica é uma planta muito simples de cultivar. típica de países tropicais, esta planta necessita de luz indireta, água nebulizada e temperaturas nunca inferiores a 15°C.

 

Um must have para o seu apartamento. Há mais de um motivo para cultivar uma ficus robusta em apartamento , enfim, além de suas grandes folhas verdes capazes de dar um toque de elegância a qualquer canto da casa, há mais.

Esta planta tropical é capaz de umedecer um ambiente fechado e ao mesmo tempo absorver poluentes presentes no ar, em particular, parece ser muito eficaz contra o formaldeído , substância liberada por diversos produtos domésticos e pela fumaça do cigarro, não saudável ao ser humano.

Características

Pertencente à família Moraceae , a ficus robusta, ou elastica, é uma bela planta de casa cujas origens podem ser encontradas no Extremo Oriente. Na natureza, o ficus robusta está destinado a se tornar uma verdadeira árvore , conhecida como seringueira , daí o nome ficus elastica ou figo-borracha , pois do látex da planta pode-se extrair borracha de qualidade. De resto, o ficus robusta é reconhecível pelo caule vertical central, a partir do qual se desenvolvem folhas grandes, brilhantes e verdes brilhantes.

Exposição

O ficus robusto é uma planta tropical , portanto também tolera o calor, mas não tolera o frio, ou seja, temperaturas abaixo de 15°C. No verão é possível deixar a planta crescer ao ar livre, em local semi-sombreado, enquanto no inverno é melhor encontrar abrigo do frio e levar em consideração que a temperatura ideal para manter no apartamento deve oscilar entre 16°C e 27°C. O ficus robusta pode ser colocado sob luz, mas não sob luz solar direta, principalmente para evitar que as folhas queimem.

Solo e fertilizante

Depois de obter um vaso grande com diâmetro de pelo menos 25 cm , adicione um pouco de argila expandida e depois um pouco de solo universal ou solo para plantas verdes. Use um fertilizante líquido para plantas verdes e dilua-o na água que você normalmente usa para regar a planta. Quando fertilizar?  A cada 15 dias na primavera e no verão, uma vez por mês no inverno

Rega

Aproximadamente você deve regar a planta a cada cinco dias nos meses mais quentes e a cada dez nos meses mais frios. Para não cometer erros, verifique frequentemente com o dedo a sujidade da superfície: se estiver seca regue, caso contrário espere. Só tome cuidado com a água estagnada que pode causar apodrecimento e asfixia das raízes da planta.

Outra recomendação: se sua ficus robusta estiver em apartamento, ela poderá sofrer com o aquecimento no inverno e o ar condicionado ligado no verão. Para lhe dar algum alívio, quando o ambiente estiver particularmente seco, borrife ocasionalmente nas folhas um pouco de água não calcária (para não danificar as folhas) à temperatura ambiente .

Poda

Para limitar o tamanho da planta que pode crescer muito ou para retirar eventuais partes danificadas da planta, é possível proceder à poda.  A melhor época para fazer isso é a primavera , embora a retirada das partes secas possa ser feita em qualquer época do ano.

Doenças e parasitas

Verifique periodicamente se o seu ficus robusta não foi infectado pela cochonilha e, caso isso aconteça, intervenha com um algodão embebido em álcool para limpar as folhas.

A exposição errada, a rega insuficiente ou excessiva e a estagnação acidental da água podem fazer com que as folhas da ficus robusta amarelem, transformem-se em tijolos ou até caiam. Nesse caso, você está cometendo alguns erros, então revise as instruções para cultivar uma ficus robusta e tente guardar o que pode ser salvo.