Vejamos quais são os erros mais comuns a evitar durante as operações de jardinagem.

Se você tem como hobby a jardinagem ou está apenas começando, é bastante comum procurar a melhor forma de cuidar das plantas.

Existem vários erros muito comuns que podem comprometer o crescimento das plantas.

Vamos ver o que eles são.

  1. Plantas seguidas : deve-se evitar o plantio de plantas semelhantes a distâncias próximas, no mesmo vaso ou em uma área limitada do jardim, pois favorece a passagem de possíveis parasitas entre uma planta e outra.
  2. Repotenciando uma muda : quando as plantas ainda são pequenas não devem ser movidas ou repotenciadas. Estas mudas ainda são muito fracas e tenras, e esse movimento pode quebrá-las ou danificá-las permanentemente. Se necessário, faça esta operação com delicadeza, tomando cuidado para não quebrar as raízes.
  3. Confiança : Não importa o quão preparado você esteja, você nunca deve estar muito seguro de si mesmo. Você deve sempre se informar e documentar para não cometer erros.
  4. Envasando uma nova planta : Se você comprou uma planta nova, transplantá-la imediatamente pode ser um erro. As plantas precisam primeiro se adaptar ao novo ambiente, por isso deixe-as alguns dias no recipiente fornecido.
  5. Torrões : durante as operações de transferência é importante extrair as raízes com delicadeza. Em particular, muitas vezes as raízes e o solo compactam-se, formando um torrão. Este nunca deve ser retirado puxando pelo lado de fora, mas sim virando o frasco de cabeça para baixo e deixando o conteúdo deslizar entre as mãos.
  6. Ferramentas sujas : as ferramentas utilizadas na jardinagem obviamente tendem a ficar sujas, mas antes de reutilizá-las em novas operações devem ser limpas para evitar a transferência de quaisquer patógenos de uma planta para outra. Nesse sentido, você pode usar bicarbonato de sódio ou vinagre para limpá-los melhor.
  7. Luz após o envasamento : as plantas recém-envasadas nunca devem ser expostas diretamente à luz solar, pelo contrário. Eles devem ser mantidos em local sombreado por pelo menos uma semana.
  8. Plantar muito perto : Sejam sementes ou mudas pequenas, nunca devem ser plantadas muito próximas umas das outras. Deve-se deixar o espaço necessário para que cresçam e absorvam do solo todos os nutrientes necessários.
  9. Sementes muito profundas : se você tem sementes e pretende plantá-las, seja no vaso ou no jardim, elas devem ser plantadas não muito profundas para evitar que não saiam do solo à medida que crescem.
  10. Solo : ao transplantar uma planta, ou seja, movê-la de um recipiente para outro, ou do vaso para o jardim, nunca se deve retirar completamente a terra que originalmente abrigava a planta.
  11. Insetos : nem todos os insetos causam danos às plantas; na verdade, muitos são essenciais para processos como a polinização. Portanto, é importante saber reconhecê-los e distingui-los.
  12. Muita água : um erro muito frequente é dar muita água às plantas, causando o apodrecimento das raízes. Certifique-se de dar água quando o solo estiver seco.
  13. Excesso de fertilizante : apesar das boas intenções, o excesso de fertilizante pode causar efeitos contraproducentes. No entanto, é preferível usar fertilizantes orgânicos.
  14. Sementes : quando você tiver sementes disponíveis e plantá-las, elas não devem sofrer mudanças bruscas de temperatura, mas devem ser expostas gradativamente ao sol.
  15. Agrotóxicos : ignorar o ataque de insetos nocivos é um erro que não deve ser cometido. Uma vez identificados, devem ser eliminados através do uso de agrotóxicos orgânicos.
  16. Poda : é uma operação fundamental e a sua não realização pode causar diversos problemas às plantas no seu processo de crescimento.
  17. Ervas daninhas : não se deve deixar crescer ervas daninhas, pelo contrário. Na verdade, estes acabam tirando nutrientes das plantas, causando problemas de crescimento.
  18. Luz : por mais que as plantas em geral necessitem de luz solar, deve-se sempre considerar que as necessidades específicas de cada planta podem variar. Portanto, é importante estar informado e saber o que as diferentes espécies precisam.
  19. Plantas invasoras : nunca se deve plantar este tipo de planta próximo às plantas que se pretende tratar, pois as enfraquecem gravemente.
  20. Falsos mitos : muitas vezes você pode se deparar com falsos mitos sobre jardinagem, ou seja, informações sem base científica. Por esse motivo, você deve sempre consultar fontes confiáveis.