Planta com inúmeras utilidades, a Aloe vera é uma planta suculenta da família Asphodelaceae , que requer muito cuidado e atenção. Com este método, o Aloe vera se reproduz indefinidamente.

Conhecido desde a antiguidade, hoje o Aloe vera é apreciado por suas propriedades e por seus inúmeros usos nos campos fitoterápicos e fitoterápicos, bem como em cosméticos e alimentos. Folhas de aloe vera são a parte que é usada para fazer gel de aloe e suco de aloe . São produtos ricos em vitaminas, enzimas, aminoácidos, polissacarídeos, água, hormônios vegetais e antraquinonas.
Aloe vera: quais são as propriedades da cultura vegetal?
As folhas de aloe vera permitem extrair o suco, que é particularmente rico em aloína, glicosídeos e emodina . São princípios que favorecem a secreção de líquidos e possuem propriedades laxantes . Além disso, os produtos obtidos da Aloe vera têm propriedades gastroprotetoras , se tomados por via oral e são particularmente úteis para tratar o refluxo gastroesofágico.

Alguns estudos e pesquisas confirmaram essas propriedades gastroprotetoras. Além disso, o gel obtido das folhas de Aloe vera tem ação emoliente e calmante. Vários estudos confirmaram que a partir do aloe vera é possível obter substâncias que inibem a produção de prostaglandinas. É por isso que possui inúmeras propriedades anti-inflamatórias . O acemannan permite fortalecer o sistema imunológico do organismo humano.
Aloe vera: como cultivá-lo e como estimular a reprodução?
Aloe vera é uma planta muito benéfica com muitas propriedades, mas requer muitos cuidados. Os brotos (estacas) de babosa podem ser cortados durante o verão e deixados em repouso no escuro por três dias para cicatrizar o corte e evitar que apodreçam. As mesmas mudas podem ser plantadas em um vaso contendo areia e turfa : elas precisam de um solo nutritivo e poroso.
Além disso, o solo deve permitir uma drenagem rápida. A planta de babosa precisa de luz solar, mas não deve ser direta porque pode “queimar” as folhas. Não regue a planta de babosa todos os dias, ela não precisa de muita água. o bom conselho do viveirista é regar a cada 20 dias.

Aloe Vera: qual fertilizante e esterco usar?
Para fertilizar esta planta carnuda é necessário recorrer ao uso de fertilizantes orgânicos. Para fertilizar aloe vera, é possível usar fertilizantes naturais válidos do tipo faça você mesmo: borra de café, que libera antioxidantes e nitrogênio no solo, pode ser adicionada ao solo poroso. Em alternativa, pode-se utilizar macerado de urtiga ou água de cozedura de vegetais que é particularmente rica em nutrientes essenciais para o crescimento do aloés.
Onde colocar aloe em casa?
Esta planta carnuda precisa de uma temperatura que varia de 18 a 30 graus. Aloe precisa de luz solar, mas não precisa ser direta. Por esse motivo, a planta pode ser colocada no jardim e no terraço em uma área sombreada.

Também é melhor evitar locais com um nível de umidade bastante alto : um desumidificador pode ser a solução perfeita para usar na sala onde você guarda o aloe.